O Ministério das Relações Exteriores do Brasil parabenizou nesta terça-feira (21/06) o senador de esquerda Gustavo Petro por sua vitória nas eleições presidenciais da Colômbia.
O comunicado do Itamaraty chega quase dois dias após a confirmação do resultado do pleito e em meio à recusa do presidente Jair Bolsonaro em felicitar pessoalmente seu futuro colega.
“O governo brasileiro congratula o senador Gustavo Petro por sua eleição à presidência da Colômbia. Ao desejar ao presidente eleito êxito no desempenho de suas funções, o governo brasileiro reafirma seu compromisso com a continuidade e o aprofundamento das relações bilaterais com a Colômbia, com vistas ao bem-estar, prosperidade, democracia e liberdade de nossos povos”, diz a nota da chancelaria brasileira.
Na última segunda-feira (20/06), em conversa com apoiadores em Brasília, Bolsonaro comentou o desfecho da eleição na Colômbia, mas sem parabenizar o vencedor.
“É um ex-guerrilheiro do MIR, é o movimento de esquerda revolucionária”, limitou-se a dizer o presidente, confundindo a organização chilena MIR com a colombiana M-19, da qual Petro fazia parte na juventude.
Reprodução
Gustavo Petro, presidente eleito da Colômbia, foi parabenizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil nesta terça-feira (21/06)
EUA felicita Petro
Já o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, telefonou na noite da última segunda-feira (20/06) para parabenizar o novo presidente eleito da Colômbia.
“Discutimos a parceria de longo prazo entre EUA e Colômbia e sobre como podemos trabalhar juntos para impulsionar uma prosperidade econômica inclusiva, combater as mudanças climáticas e aprofundar nossa relação”, escreveu no Twitter.
Petro, por sua vez, disse ter conversado com Blinken por 20 minutos e que o telefonema girou em torno do “processo de paz e das ações contra as mudanças climáticas em nosso continente”.
O primeiro presidente de esquerda no país caribenho, que recebeu 50,44% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, derrotando o empresário de extrema direita Rodolfo Hernández, também foi parabenizado por líderes de toda a América.
Petro tem 62 anos e chega à Presidência em sua terceira tentativa, tendo como vice a advogada e ambientalista Francia Márquez, primeira mulher negra a ocupar o cargo.