Atualização em 20/11 às 11:50
Gustavo Petro, Gabriel Boric, Luis Lacalle Pou e Dina Boluarte compartilharam neste domingo (19/11) mensagens a Javier Milei, presidente eleito da Argentina após vencer o peronista Sergio Massa.
Com 99% das urnas apuradas, o representante do partido ultraliberal A Liberdade Avança angariou 55,69% dos votos válidos, superando seu adversário, o atual ministro da Economia e candidato pela coalizão governista União pela Pátria, que conquistou 44,23%.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, publicou duas mensagens sobre os resultados da eleição argentina. Primeiro, respondendo uma mensagem de seu antecessor, o ultraconservador Iván Duque (2018-2022), na qual comemora a vitória de Milei, ele disse que “a extrema direita ganhou na Argentina; é a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina e já veremos… o neoliberalismo já não tem proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade”.
Em uma segunda declaração, Petro afirmou que “as relações entre Colômbia e Argentina, os vínculos entre os seus povos se manterão em respeito mútuo. Felicito a Milei. E esperamos do progressismo argentino as valorações que permitam aos povos latino-americanos aprender com as lições da história”.
Por sua vez, Gabriel Boric, mandatário do Chile, disse que o povo argentino teve um “dia democrático” ao “eleger o seu presidente para os próximos quatro anos”.
Boric saudou a vitória de Milei, mas também parabenizou Massa pelo “digno reconhecimento da derrota”. Segundo ele, seu governo ira trabalhar “incansavelmente” para manter as relações das “nações irmãs unidas e colaborando para o bem-estar de todos”.
“Hoje o povo argentino teve um dia democrático para eleger o seu Presidente para os próximos quatro anos. Saúdo Javier Milei pela vitória e Sergio Massa pelo digno reconhecimento da derrota. Desejo o melhor ao povo argentino e saiba que sempre terá nosso respeito e apoio. Como Presidente do Chile, trabalharei incansavelmente para manter as nossas nações irmãs unidas e colaborando para o bem-estar de todos”, afirmou.
Reprodução
Javier Milei venceu Sergio Massa e está eleito presidente da Argentina
Já o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, deixou uma mensagem curta e protocolar em suas rede sociais: “saúdo o presidente eleito Javier Milei. Temos muito para trabalhar em conjunto e para melhorar nossas relações bilaterais”, disse o mandatário conservador uruguaio.
Apesar da saudação tímida, o governo do país cisplatino tende a ser um dos mais sintonizados ideologicamente com o novo presidente argentino, ao menos entre os países da América do Sul.
O governo peruano de Dina Boluarte não deixou de parabenizar a vitória do ultraliberal em rede social, por meio da conta oficial da presidência:
”O Peru manifesta um caloroso cumprimento a Javier Milei por sua eleição como presidente da República Argentina. Ao desejar o maior dos sucessos durante a gestão, renova seu compromisso de continuar fortalecendo os laços históricos de amizade e cooperação que unem os países. Da mesma forma, o Peru cumprimenta a vocação democrática manifestada pelo povo argentino nesta bem-sucedida jornada eleitoral e deseja seu progresso e bem-estar”.
‘Boa sorte’: Lula também parabeniza vitória
O mandatário do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou o novo governo que saiu vitorioso nesta noite, mas, sem citar Milei, disse que a democracia é a “voz do povo”, afirmando que ela deve ser “sempre respeitada”.
“Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”, declarou ele.
Com o resultado, Lula desejou “boa sorte e êxito” à gestão de Milei. O presidente ainda disse que a Argentina é um país que merece todo respeito do Brasil, que o país “sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.