A emissora de TV nacional de Israel, Kan, publicou no X uma versão atualizada da antiga “Canção da Amizade” ou “Ha’Re’ut” do poeta Haim Gouri, adorado por suas canções nacionalistas em Israel.
A música atualizada sob o novo título “Nós somos os filhos da geração da vitória”, crianças israelenses cantam em comemoração e apoio à campanha de extermínio em massa das Forças de Defesa Isrealense contra os palestinos em Gaza. Imagens de destruição, ruínas e incursões militares são acompanhadas pelas vozes de crianças que não parecem ter mais que 12 anos de idade.
Versos como “A noite de outono cai sobre a praia de Gaza, os aviões estão bombardeando, destruição, destruição”, são cantados pelas crianças no vídeo. Em seguida, outro trecho diz “em um ano, aniquilaremos todos e depois voltaremos para arar nossos campos”.
Confira abaixo:
Captura de tela do youtube
Crianças israelenses cantam “Nós somos os filhos da geração da vitória” versão atualizada "da Canção da Amizade"
A emissora estatal, Kan, publicou o vídeo completo da canção em sua conta no X (antigo Twitter), neste domingo (19/11), mas o excluiu pouco tempo depois, devido à repercussão negativa. Uma cópia arquivada da publicação ainda pode ser encontrada online. A Kan também excluiu uma página com a música de seu site, mas ela também está arquivada.
A música e o vídeo foram originalmente criados por Ofer Rosenbaum, o chamado “especialista em comunicação de crises”, que dirige uma empresa de relações públicas chamada Rosenbaum Communication.
O vídeo foi publicado originalmente no youtube pela “The Civil Front“, uma organização liderada por Ofer Rosenbaum que pretende mobilizar a população israelense em apoio à guerra em Gaza.
Ainda este ano, Rosenbaum foi responsável por uma campanha de outdoors em Tel Aviv que retrata líderes do Hamas e do Hezbollah, espancados e amarrados pelas IDF, sob o slogan “Nunca Mais” as imagens foram geradas por IA.
Em 2020, ele utilizou a mesma tática de agitação tendo sido responsável por outdoors também em Tel Aviv que ilustrava o líder da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, ajoelhados no chão com os olhos vendados, sob o slogan “a paz só é feita com inimigos derrotados”.
A organização de extrema-direita The Civil Front, se coloca como apolítica e portanto sem partido como direção, como uma expressão civil de propaganda para incitar o orgulho nacional.