Sábado, 14 de junho de 2025
APOIE
Menu

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, o embaixador de Israel no Brasil e diversos parlamentares da direita se reuniram nesta quarta-feira (08/11) na Câmara dos Deputados, em Brasília.   

Daniel Zonshine, o diplomata israelense é conhecido por suas ligações com a extrema direita. Com isso, Bolsonaro teceu alianças com figuras da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O encontro teve um propósito específico: a apresentação de imagens veiculadas por Israel sobre um ataque atribuído ao grupo Hamas, datado de 7 de outubro. De acordo com os parlamentares presentes, a exibição dos vídeos visa elucidar aspectos da guerra entre Israel e Palestina.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Zonshine, cuja agenda vem se alinhando estreitamente com representantes da extrema direita brasileira, tem se esforçado para reforçar tais laços. No último mês, ele já se encontrou com figuras proeminentes do círculo bolsonarista, incluindo Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Carla Zambelli (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Julia Zanatta (PL-SC), André Fernandes (PL-MA) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB).

Em um gesto que evidencia a simpatia mútua entre o embaixador e os apoiadores de Bolsonaro, Zonshine já manifestou aprovação às publicações de Zambelli nas redes sociais.

O encontro aconteceu no mesmo dia em que o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o Instituto de Inteligência e Operações Especiais do país, o Mossad, colaborou com a Polícia Federal (PF) brasileira durante uma operação com o objetivo de prender pessoas ligadas ao Hezbollah. 
Segundo a operação, tais pessoas estariam envolvidas em um suposto planejamento para cometer um atendado no Brasil, com a ajuda de brasileiros. A ação da PF ocorreu em um contexto no qual israelenses e membros do grupo islâmico estão em conflito, com o Hezbollah aliando-se ao Hamas. 

(*) Com Brasil 247.

Embaixador Daniel Zonshine vem expressando simpatia pela extrema direita; encontro apresentou imagens sobre um ataque atribuído ao grupo palestino, datado de 7 de outubro

Reprodução