Câmeras de segurança capturaram cenas em que colonos israelenses, ou seja, cidadãos de Israel que vivem em terras palestinas e da Cisjordânia ocupada, atearam fogo em um carro de um cidadão palestino perto de Ramallah, enquanto soldados do Exército de Israel observaram sem interferir na ação ilegal.
As imagens, verificadas pela agência de notícias do Catar Al Jazeera, mostra dois colonos israelenses “entrando na garagem, derramando um líquido inflamável sobre o para-brisa e a porta do carro e ateando fogo nele”, destaca o jornal.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Jewish Voice for Peace (@jewishvoiceforpeace)
Especificando a inação dos representantes das forças armadas de Israel, a Al Jazeera informa que “um soldado que estava mais próximo da garagem se abaixa enquanto as chamas engolem o carro, e depois se afasta”.
O caso foi noticiado pelo jornal israelense Haaretz, ao afirmar que o incêndio provocado pelos colonos foi um “incidente grave” e que a maneira como os soldados “agiram na filmagem não corresponde aos valores e ordens do exército”.
Por sua vez, o exército de Israel justificou que o “incidente está sendo investigado, e os soldados serão tratados de acordo”.