O braço armado do grupo palestino Hamas, Brigadas Al Qasam, confirmou nesta quarta-feira (29/11) que três reféns argentino-israelenses, incluindo um bebê de dez meses, foram mortos pelos ataques e bombardeios de Israel contra a Faixa de Gaza.
O anúncio é referente à família Bibas: Shiri (mãe), Ariel (filho de quatro anos), e Kfir (bebê de dez meses, o mais novo entre os cativos), que foram feitos de reféns do Hamas desde ataques do grupo a Israel em 7 de outubro.
As Forças de Defesa Israelenses (FDI) publicaram um vídeo nas redes sociais da mãe carregando os dois filhos durante o provável momento de detenção, em Kibutz Nir Oz, no sul de Israel.
“A família Bibas, incluindo Kfir, de 10 meses, Ariel, de 4 anos, e a sua mãe, Shiri, foram raptadas pelo Hamas em 7 de outubro. O Hamas deve ser responsabilizado e libertar todos os reféns imediatamente”, é a legenda da publicação.
The Bibas family, including 10-months-old Kfir, 4-year-old Ariel and their mother Shiri were abducted by Hamas on October 7.
Hamas must be held accountable.
Hamas must release all hostages immediately. pic.twitter.com/aizQ6M0Yp2— Israel Defense Forces (@IDF) November 29, 2023
Oli London/Twitter
Parentes da família Bibas falaram à imprensa pedindo por apoio de Israel, Catar e Egito para que Shiri e crianças fossem libertados
Apesar da gravação mostrar apenas a mulher com as duas crianças, Yarden Bibas, esposo de Shiri, também foi levado como refém pelo Hamas e ferido na cabeça, segundo o jornal israelense Haaretz. No entanto, não há atualizações sobre estado de saúde ou possível libertação de Yarden.
O porta-voz das FDI, Avichai Adraee, informou que a família não pôde ser beneficiada pelas listas de trocas de reféns israelenses por prisioneiros palestinos porque foram transferidos para custódia de outro grupo armado.
#عاجل في سجن حماس يتم احتجاز أطفال رضع يبلغون من العمر أقل من سنة واحدة والذين لم يبصروا الضوء منذ اكثر من 50 يومًا. حماس تتصرف بهم وكأنهم غنيمة وفي بعض الأحيان تسلّمهم إلى منظمات إرهابية أخرى موجودة في قطاع غزة.
على سبيل المثال عائلة بيباس الطفلان ذو الشعر الأحمر “الحمر”… pic.twitter.com/zzYBwGUJZi
— افيخاي ادرعي (@AvichayAdraee) November 27, 2023
O Haaretz publicou nesta terça-feira (28/11), apenas um dia antes da confirmação de falecimento da família, uma entrevista com a irmã de Yarden, Ofri Bibas, apelando ao governo de Israel, Catar e Egito, mediadores do conflito, para que Shiri e as duas crianças fossem incluídas na troca de reféns permitida pela trégua.