Sexta-feira, 18 de julho de 2025
APOIE
Menu

O Núcleo de Pesquisa de Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GIS/UFRJ), em parceria com o Opera Mundi, realiza na próxima quarta-feira (30/03) um evento online sobre a conjuntura da geopolítica europeia dentro do contexto da Guerra na Ucrânia. 

Intitulado “A nova geopolítica europeia no contexto da guerra”, o debate conta com a participação de Christophe Ventura, do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas da França-ÍRIS), que irá dialogar com os moderadores acerca do tema em pauta. 

Em entrevista a Opera Mundi, Ventura afirmou que o contexto de guerra na Europa é o “motivo principal” para a realização do debate, pois, ao fim da ofensiva russa no país vizinho, segundo ele, será “aberto um novo ciclo geopolítico mundial”. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“Os desafios serão maiores que nunca depois de anos de crises econômicas, financeiras e sanitárias no mundo”, completa Ventura.

Para conversar com Ventura, o evento ainda conta com a presença do fundador de Opera Mundi, Breno Altman, da professora da UFRJ Monica Bruckmann, que também é coordenadora do Núcleo GIS/UFRJ, e ainda da professora da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) Ana Esther Ceceña, coordenadora do Observatório Latino-americano de Geopolítica.

A ideia da organização é que o evento “fuja” de modelos convencionais de “debates com largas exposições” e, assim, possa abranger um diálogo com “visões progressistas do que é essa nova recomposição geopolítica”.

Com participações de Breno Altman, Ana Esther Cecenã e Monica Bruckmann, conversa pode ser acompanhada pelo canal de Opera Mundi no YouTube

Reprodução

A nova geopolítica europeia no contexto da guerra; quarta-feira, 30/03, às 16h

O tema foi escolhido a partir da importância de pensar elementos do conflito entre Rússia e Ucrânia e seu impacto na América Latina. Para Bruckmann, a operação militar “vai produzir reconfigurações em relação ao papel que a Rússia tem ao resto da Europa, por exemplo ao acesso a recursos naturais estratégicos”.

“A América Latina constitui as principais reservas minerais críticas para transição energética de fontes de energia primária, que são fundamentais para o funcionamento da economia mundial. É preciso acompanhar com cuidado, clareza e objetividade os cenários e desdobramentos futuros do conflito entre Rússia e Ucrânia para a América Latina”, afirmou. 

O diálogo online, com transmissão simultânea, pode ser acompanhado a partir das 16h (horário de Brasília) nos canais do Opera Mundi no YouTube e também no Núcleo GIS/UFRJ

Serviço:
A nova geopolítica europeia no contexto da guerra
Quarta-feira, 03/03, às 16h.
Nos canais de Opera Mundi
Núcleo GIS/UFRJ