A Agência Internacional de Energia (IEA) alertou nesta quarta-feira (22/06) que a Europa deve se preparar para a interrupção total no fornecimento de gás natural pela Rússia no próximo inverno boreal.
“A Europa precisa estar pronta para o caso de o gás russo ser completamente cortado”, declarou o chefe da IEA, Fatih Birol, em entrevista ao jornal britânico Financial Times.
Nas últimas semanas, a Rússia já diminuiu o fornecimento para países como Alemanha e Itália, que são altamente dependentes de Moscou para satisfazer sua demanda energética.
Para Birol, esse pode ser um prenúncio de novos cortes. “Quanto mais nos aproximamos do inverno, mais entendemos as intenções da Rússia. Acredito que as reduções têm como objetivo evitar que a Europa aumente seus estoques”, acrescentou.
Wikimedia Commons
Rússia vem diminuindo o fornecimento para países como Alemanha e Itália, altamente dependentes de seu gás natural
O consumo de gás natural é menor na Europa durante os meses de verão no Hemisfério Norte, período que vem sendo usado pelos países do continente para aumentar seus estoques para o inverno, de modo a reduzir a dependência em relação à Rússia na época de maior demanda.
A União Europeia vem resistindo a impor sanções contra o gás natural russo e até mesmo a estabelecer um teto para o preço da commodity, medida que deve voltar a ser discutida pelos líderes do bloco em reunião nos dias 23 e 24 de junho.