O governo russo acusou a Ucrânia de prolongar as negociações de paz com Moscou enquanto prossegue sua campanha militar durante a guerra nesta quarta-feira (13/04).
A declaração foi dada pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, segundo a agência Tass.
“Infelizmente, a delegação ucraniana, e tem sido assim em todos esses sete anos, desde que estamos falando do grupo de contato no formato da Normandia, visa seus esforços não para chegar a acordos, mas para arrastar as negociações”, disse Zakharova, ressaltando que o governo russo conhece “essa tática”.
Apesar disso, a representante informou que os dois países continuam as negociações em reuniões online.
Já o principal negociador da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, disse que apesar das “dificuldades” das negociações, elas estão em “andamento”.
Telegram/Zelensky
Apesar da afirmação. a representante informou que os dois países continuam as negociações em reuniões online
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, por sua vez, afirmou que “não há possibilidade neste momento” de as partes chegarem a um cessar-fogo na Ucrânia para evacuar civis de áreas de combate e a criação de um mecanismo com a Rússia. A medida é considerada uma das principais exigências de Kiev desde o início das negociações com Moscou.
“Esta não é uma crise que pode ser resolvida em pedaços, país a país. Esta emergência global e sistêmica requer soluções globais e sistêmicas”, disse Guterres.