O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, chegou nesta sexta-feira (16/06) à Ucrânia, onde se reunirá com o seu homólogo Volodymyr Zelensky, para a missão africana de paz em meio à guerra entre Moscou e Kiev. Em anúncio após sua chegada, o líder declarou que esta é “uma missão histórica, de líderes africanos, em busca da paz”.
Segundo a presidência sul-africana, Ramaphosa “chegou à estação ferroviária de Nemishaeve, na Ucrânia, e foi recebido pelo Enviado Especial da Ucrânia para a África e Oriente Médio, Embaixador Maksym Subhk, e pelo Embaixador da África do Sul na Ucrânia, Sr. André Groenewald”.
[ARRIVAL]: His Excellency President @CyrilRamaphosa has arrived at Nemishaeve Railway Station in Ukraine and is received by Ukraine’s Special Envoy for Africa & the Middle East Ambassador Maksym Subhk and South African Ambassador to Ukraine Mr Andre Groenewald.… pic.twitter.com/Jk8V8n2v9O
— Presidency | South Africa ?? (@PresidencyZA) June 16, 2023
Ramaphosa e o presidente do Senegal, Macky Sall, juntamente com outros líderes do continente africano, como representantes de Uganda, Congo e Egito, vão analisar com Zelensky os caminhos para cessar o conflito e encontrar um acordo de paz com a Rússia.
Twitter/Cyril Ramaphosa
Após passagem pela Ucrânia, Ramaphosa deve ir à Rússia, para encontro com Putin
Após passagem pela Ucrânia, Ramaphosa deve ir a São Petersburgo, na Rússia, para um encontro com o presidente Vladimir Putin, no próximo sábado (17/06).
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, manifestou o “seu entusiasmo” por esta missão de paz e afirmou que a ONU “apoiará todos os esforços empreendidos para alcançar uma paz definitiva”;
(*) Com TeleSUR