O presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou tropas que lutam nas regiões ucranianas de Kherson, no sul, e Lugansk, no leste, ambas anexadas pela Rússia, comunicou o Kremlin nesta terça-feira (18/04).
Imagens divulgadas pelo Kremlin e transmitidas pela televisão russa mostram Putin chegando de helicóptero a um QG das tropas russas em Kherson e depois partindo para um QG em Lugansk.
Putin se encontrou com comandantes militares, que relataram a ele a situação no front, acrescentou o governo russo. A localização exata dos QGs não é conhecida.
“Crimes cometidos pelos seus minions”
Um assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que Putin visitou a Ucrânia ocupada “para apreciar os crimes cometidos pelos seus minions pela última vez”.
Kremlin.ru via REUTERS
Putin se reuniu com militares russos que estão em Kherson
O Kremlin divulgou que as visitas ocorreram nesta segunda-feira. Imagens mostram Putin se referindo à Páscoa, que a Igreja Ortodoxa celebrou no domingo passado.
Essas são as primeiras viagens de Putin a essas duas regiões, que a Rússia afirma ter anexado em setembro passado, sem reconhecimento internacional.
Visitas raras
Visitas como essas são raras. Putin também fez uma visita surpresa à Crimeia e outra à cidade de Mariupol, na região de Donetsk, em março. O Kremlin comunicou que as visitas a Kherson e Lugansk também não foram planejadas.
As regiões de Kherson, Zaporíjia, Lugansk e Donetsk foram anexadas pela Rússia após referendos, que não tiveram reconhecimento internacional. As forças russas não controlam nenhuma dessas regiões na sua totalidade.
As tropas russas foram expulsas da cidade de Kherson, a capital regional, em novembro passado, por tropas ucranianas.
Nos últimos meses, os combates têm se concentrado em torno da pequena cidade de Bakhmut, na região de Donetsk.