O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou nesta segunda-feira (08/08) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participará da 77ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, prevista para o mês de setembro, em Nova York.
“Não estão previstos viagem e discurso”, disse Peskov à agência russa Tass. A delegação de Moscou será guiada pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.
Farão parte da delegação russa no evento o vice-ministro das Relações Exteriores, presidente do Conselho da Federação (Câmara Alta do Parlamento), o representante russo permanente na sede da ONU em Nova York e o presidente da Duma do Estado.
Wikicommons
Desde o início da invasão na Ucrânia, em 24 de fevereiro, Putin fez apenas duas viagens ao exterior
As sessões da Assembleia Geral da ONU reúnem chefes de Estado, primeiros-ministros e membros de governos. O secretário-geral da organização, António Guterres destacou que a 77ª Assembleia Geral “pode ser um momento de transformação para recalibrar o multilateralismo e fortalecer as bases da cooperação global”.
Desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, Putin fez apenas duas viagens ao exterior, tendo ido ao Tajiquistão e ao Turcomenistão, na área de influência da Rússia, no fim de junho, e ao Irã, em meados de julho.
(*) Com Ansa e ONU News