Entra em vigor nesta quarta-feira (01/06) na Alemanha um bilhete único para toda a rede de transportes do país. O passe vai custar € 9 por mês (cerca de R$ 45) e a iniciativa, que deve durar três meses, vale também para os trens regionais. O projeto visa incitar a população a deixar o carro em casa, principalmente durante as férias de verão, que começam em breve no hemisfério norte. Os turistas também poderão aproveitar do benefício.
A partir de agora será possível viajar de trem por toda a Alemanha pagando apenas € 9 por mês. Na véspera da entrada em vigor da medida, sete milhões de bilhetes já haviam sido vendidos apenas para o mês de junho. Boa parte dos passageiros pretende aproveitar da oferta para usar o sistema ferroviário, cuja malha cobre boa parte do território, em viagens nos fins de semana.
As passagens podem ser compradas pela internet, no site da Deutsche Bahn, a empresa de transporte ferroviário alemã, ou diretamente nas estações. A oferta vale principalmente para os trens regionais que trafegam em linhas administradas pela Deutsche Bahn. O que exclui alguns trens que atravessam a fronteira e dependem de serviços de países vizinhos, como a francesa SNCF, que não participa da operação. Em algumas cidades, o sistema também funciona nas redes de ônibus e bonde.
A medida é defendida pelos ecologistas. O projeto é visto como um incentivo ao uso de transportes em comum, em um país onde as viagens de carros ainda são bastante solicitadas. Mas a iniciativa também foi lançada para lutar contra a inflação galopante, que atingiu 7,9% em maio, oferecer uma opção diante do aumento dos preços dos combustíveis e, ao mesmo tempo, reduzir a dependência do petróleo vindo da Rússia.
Trens lotados e atrasos
No entanto, o passe único não agrada a todos. Principalmente do lado da Deutsche Bahn, que não foi consultada no início do projeto. A companhia já avisou que, apesar da procura, não poderá aumentar muito a sua oferta de bilhetes e existe o temor de que nos próximos três meses os trens fiquem lotados e os atrasos nas viagens se acumulem.
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Deutsche Bahn, empresa de transporte ferroviário alemã, não foi consultada no início do projeto
Além disso, há quem questione o impacto a longo prazo dessa medida. Mesmo se o projeto é bastante popular, ele pode aumentar o déficit das empresas de transportes, que não tiveram investimento em infraestrutura e que, para compensar o “bilhete único” durante três meses, poderiam aumentar os preços das passagens mais tarde.