Sábado, 8 de novembro de 2025
APOIE
Menu

Morreu, na noite desta sexta (24/09), o médico e fundador do Partido dos Trabalhadores Carlos Neder, aos 67 anos. O político, conhecido também pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), estava internado desde o dia 8 de agosto, no Hospital São Camilo, em São Paulo, devido a complicações da covid-19. Nos últimos dias, precisou ser intubado e internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A informação foi confirmada pelo Coletivo Cidadania Ativa, do qual Neder fazia parte. “Amigas/os, com profunda dor comunicamos que nosso grande companheiro Carlos Neder, amigo e referência política de gerações, nos deixou nesta data. Prestamos nossa solidariedade à sua família, que tanto queremos bem e que cuidou do Neder com todo amor e dedicação”, afirmou o grupo. O coletivo ainda informou que não haverá velório devido à pandemia. 

Quem foi Carlos Neder?

De Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, durante a ditadura militar, foi uma das vozes dissonantes do regime. Durante toda a sua vida, fez a defesa irrestrita da saúde pública. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Um dos fundadores do PT, Neder era mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi vereador do município de São Paulo quatro vezes e deputado estadual em duas. Entre 1990 e 1992, foi secretário municipal de Saúde de Luiza Erundina. 

Durante sua vida política, foi autor de mais de 60 leis, como a dos conselhos gestores da saúde, dos CEUs, dos parques municipais e de outras ligadas à acolhimento em unidades de saúde, incentivo ao aleitamento materno, saúde auditiva, anemia falciforme, CIPAs e do Banco do Povo.

Um dos fundadores do PT, conhecido também pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), Neder estava internado desde o dia 8 de agosto em SP