Morreu, na noite desta sexta (24/09), o médico e fundador do Partido dos Trabalhadores Carlos Neder, aos 67 anos. O político, conhecido também pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), estava internado desde o dia 8 de agosto, no Hospital São Camilo, em São Paulo, devido a complicações da covid-19. Nos últimos dias, precisou ser intubado e internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A informação foi confirmada pelo Coletivo Cidadania Ativa, do qual Neder fazia parte. “Amigas/os, com profunda dor comunicamos que nosso grande companheiro Carlos Neder, amigo e referência política de gerações, nos deixou nesta data. Prestamos nossa solidariedade à sua família, que tanto queremos bem e que cuidou do Neder com todo amor e dedicação”, afirmou o grupo. O coletivo ainda informou que não haverá velório devido à pandemia.
Quem foi Carlos Neder?
De Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, durante a ditadura militar, foi uma das vozes dissonantes do regime. Durante toda a sua vida, fez a defesa irrestrita da saúde pública.
Um dos fundadores do PT, Neder era mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi vereador do município de São Paulo quatro vezes e deputado estadual em duas. Entre 1990 e 1992, foi secretário municipal de Saúde de Luiza Erundina.
Durante sua vida política, foi autor de mais de 60 leis, como a dos conselhos gestores da saúde, dos CEUs, dos parques municipais e de outras ligadas à acolhimento em unidades de saúde, incentivo ao aleitamento materno, saúde auditiva, anemia falciforme, CIPAs e do Banco do Povo.