Eduardo Arcos, um equatoriano que passou uma década no México e, há pouco, mudou-se para a Espanha, completou 30 anos e é, atualmente, dono do blog mais acessado da internet hispano-americana. O ALT1040 – título que, segundo ele, não quer dizer absolutamente nada – gera 3,5 milhões de páginas por mês, “ajudando as pessoas a descobrir novos usos para a tecnologia, lutando contra a velha mídia e desenvolvendo novas formas de se distribuir conteúdo”.
Em 2005, na esteira do sucesso do ALT1040, Arcos, “seguindo intuição e coração”, criou a empresa Hipertextual, que se tornou um dos mais bem-sucedidos portais de blogs na língua de Cervantes, recebendo por volta de 5 milhões de visitantes mensalmente e atraindo o investimento deMartín Varsavsky, empreendedor por trás de FON, Jazztel e Ya.com (hits da internet hispânica).
Eduardo Arcos debutou na blogosfera na aurora dos anos 2000 e, nas suas próprias palavras, não imaginava que o formato blog, então incipiente, dominaria a internet com sua popularidade. Ele se descreve, no perfil do MySpace, como “supergeek, obsessivo, ansioso, hiperativo e muuuito disléxico”. Características que, felizmente, tornaram o ALT1040um dos cinco blogs mais influentes da Espanhahoje.
Quem o assina nota a velocidade com que processa informação, pesquisa em inúmeras de fontes, formata graficamente, redige com estilo e recebe incontáveis feedbacks. Arcos acredita que grande parte da blogosfera latino-americana não é fluente em inglês e que cabe a ele fazer essa ponte. O ALT1040 se inspira no exemplo de blogs mundialmente consagrados em matéria de tecnologia, comoTechCrunch, Boing Boinge Engadget.
No Brasil, Pedro Doria fez um pouco do papel de Eduardo Arcos, quando falava de internet, como mídia, no extintoNoMínimo. Edney Souza, por seu lado, poderia ser considerado um equivalente a Arcos no empreendedorismo on-line – por fundar e dirigir, igualmente, um portal (o Interney Blogs). E, hoje, Tiago Dória (no iG) anseia estar tão atualizado quanto o ALT1040 (inclusive, já recebeu links de lá).
Eduardo Arcos, portanto, não é uma receita fácil de se reproduzir, mesmo em países mais desenvolvidos. Além de postar incansavelmente, e de estar atento ao que acontece na Web 24/7, dirige uma empresa com mais de 50 pessoas ao redor do globo, mais de 15 blogstemáticos, sem contar iniciativas em áudio e apresentações em vídeo e ao vivo.
No rastro deAdam Curry – ex-VJ da MTV, divulgador do formato podcast nos EUA –, Arcos fez suas primeiras investidas emáudio-blog. Em paralelo com Jason Calacanis – fundador do portal Weblogs, Inc. –, fez do podcast do ALT1040uma extensão das suas descobertas, dos seus comentários e do seu – por que não dizer? – encanto com a internet, suas possibilidades e seus desdobramentos. Já participou de váriosvídeo-blogs, com personalidades da blogosfera hispano-americana – “webcelebridades” da Argentina, do México e da própria Espanha – ou retransmitindo suas palestras.
Numa delas, Eduardo Arcos toma o exemplo de Steve Mann, que há mais de uma década previu a ânsia contemporânea por publicar escritos, distribuir imagens, registrar áudios e soltar vídeospublicamente. Se Mann parecia completamente louco no final da década de 90, Arcos, que está igualmente no Twitter, conclui que estamos nos aproximando do “lifecasting”, paulatinamente…
Se a blogosfera não engrenou na mesma velocidade no Brasil, os eventos voltados para blogs vêm crescendo ultimamente (vide, por exemplo, a programação da Campus Party brasileira). Esperamos que, num futuro próximo, algum entusiasta da internet hispano-americana traga Eduardo Arcos para dividir seus insights com os blogueiros e empreendedores on-line brasileiros. Aqui temos, logicamente, nossos mestres e nossos realizadores, mas, ainda assim, há sempre o que aprender com a Hipertextual e com o ALT1040.
* Julio Daio Borges é editor-fundador do site Digestivo Cultural
NULL
NULL
NULL