Nove em cada dez peruanos desaprovam a gestão da presidente Dina Boluarte, conforme revela a última pesquisa publicada neste domingo (12/11) pela Ipsos Peru.
Segundo o estudo de opinião, a mandatária peruana obteve um índice de aprovação de apenas 10% no início do mês, menos quatro pontos percentuais quando comparado a outubro, atingindo o nível mais baixo desde que assumiu a presidência em dezembro passado.
Já a taxa de desaprovação da sua gestão situou-se em 83%, o número mais elevado em seus 11 meses de administração.
83% de peruanos desaprueba la gestión de Dina Boluarte, y 10% la aprueba. Esta es la desaprobación más alta registrada desde que Boluarte asumió el cargo. #IpsosPeru @peru21noticias pic.twitter.com/2OvKRZ6E4u
— Ipsos Perú (@ipsosperu) November 12, 2023
Por sua vez, a desaprovação do primeiro-ministro, Alberto Otárola, também ronda os 90%, tal como a presidente Boluarte, é a sua pior estatística desde que assumiu o cargo.
Presidencia Perú/Flickr
Dina Boularte assumiu presidência do Peru em dezembro passado
Já a desaprovação do prefeito de Lima, Rafael López Aliaga, chegou perto de 70%, sendo o maior número de rejeição desde 1º de janeiro.
Os entrevistados pela Ipsos também não esconderam rejeição à gestão do presidente do Congresso, Alejandro Soto, cuja desaprovação atingiu 67%, três pontos percentuais a mais que em outubro.
O Parlamento também sofreu uma ligeira queda no seu índice de aprovação, caindo para 11%, dois pontos menos que no mês anterior.
(*) Com TeleSUR