O presidente da República, Nicolás Maduro, nomeou nesta quinta-feira (07/03) o deputado constituinte Adán Chávez como embaixador da Venezuela na República de Cuba.
O anúncio foi feito pelo Chefe de Estado através de uma mensagem postada na rede social Twitter, onde ele disse que Chávez continuará a exercer funções como vice-presidente de Relações Internacionais do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).
“Nomeei Adan Chávez, irmão de Revolução, como nosso Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Cuba, que também continua a liderar a Vice-Presidência de Assuntos Internacionais do PSUV”, escreveu.
Chávez, que chefiou Comissão da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) de Assuntos Internacionais, ocupará o cargo que pertencia a Alí Rodríguez Araque até seu falecimento em 19 de Novembro de 2018, em Havana.
Nativo de Sabaneta, no estado de Barinas, Adán Chávez é professor universitário, físico e político. Entre 1999 e 2000, desempenhou funções na Assembléia Nacional Constituinte e na Comissão Legislativa Nacional, respectivamente.
Entre agosto de 2006 e janeiro de 2007, ele serviu como ministro do Gabinete da Presidência, para logo ocupar-se do Ministério da Educação, onde trabalhou até abril de 2008. Naquele ano, foi eleito governador do estado de Barinas, uma posição que ocupou até janeiro 2017 .
Chávez se reuniu obrigações como ministro da Cultura entre janeiro e junho de 2017. Posteriormente, ele participou da eleição do ANC, onde foi eleito como membro do órgão plenipotenciário.
Juan Carlos La Cruz, AVN / Archivo
.