O governo argentino anunciou no fim da noite do último domingo (03/07) Silvina Batakis, de 53 anos, como nova ministra da Economia do país.
A mudança inesperada precisou ser feita após o antigo titular da pasta, Martín Guzmán, anunciar que iria deixar o cargo imediatamente no último sábado (02/07).
Batakis já foi responsável pela pasta de Economia na província de Buenos Aires entre 2011 e 2015 durante o governo de Daniel Scioli. Atualmente, era secretária de Províncias do Ministério do Interior.
Guzmán entregou o cargo para Alberto Fernández, de acordo com a mídia argentina, por conta da pressão da ala kirchnerista em seu governo. O ex-ministro foi o responsável por reestruturar a dívida argentina em março deste ano e era aclamado por diversas vertentes políticas por sua atuação.
A mídia argentina destaca que Batakis já confirmou que manterá os acordos fechados por seu antecessor com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Não se sabe se ela seguirá com o plano de austeridade prometido por Guzmán a órgãos internacionais no segundo semestre de 2022.
Twitter/Silvina Batakis/Reprodução
Silvina Batakis, nova ministra da Economia da Argentina, ao lado de Alberto Fernández, presidente do país, em 2020