Um ataque a tiros deixou ao menos seis pessoas mortas e 28 feridas na Universidade Estatal de Perm, na Rússia, nesta segunda-feira (02/09). De acordo com o Comitê Investigativo Russo, um estudante, que estava em um dos edifícios da universidade, “abriu fogo contra as pessoas ao seu redor”.
O ataque aconteceu por volta das 11h (3h, em Brasília). Mais tarde, o autor dos disparos foi identificado como Timur Bekmansurov, um estudante de Ciência Forense de 18 anos. Em uma rede social russa, ele havia publicado um texto em que explicava a preparação do ato, afirmando que era seu sonho cometer um assassinato em massa, e pedia para que não fosse considerado um “ato terrorista”.
“Eu me odeio, mas quero fazer mal a todos aqueles que se colocam em meu caminho”, dizia a mensagem, já apagada pela rede russa VK. O atirador foi baleado e levado para um hospital, de acordo com o Comitê russo, em estado de cuidados intensivos.
Inicialmente, autoridades russas divulgaram que ao menos oito pessoas tinham sido mortas, mas a informação foi posteriormente corrigida. Por meio do porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, o mandatário Vladimir Putin expressou “profundas condolências aos que perderam parentes e amigos no incidente”.
Vídeos nas redes sociais mostram universitários pulando as janelas do segundo andar do edifício da faculdade para fugir dos disparos. Esse é o segundo ataque contra estudantes no país em 2021. O primeiro aconteceu em maio deste ano, quando um jovem de 19 anos abriu fogo em seu antigo colégio em Kazan, deixando nove mortos.
Reprodução
Vídeos nas redes sociais mostram diversos estudantes pulando do segundo andar para fugir dos disparos
(*) Com Ansa.