Ao menos 23 morreram e 27 ficaram feridos em um atentado suicida contra uma base militar no noroeste do Paquistão, nesta terça-feira (12/12).
“Muitas pessoas morreram enquanto dormiam e estavam com roupas civis”, declarou à AFP uma fonte que preferiu permanecer anônima.
A explosão do caminhão que carregava explosivos, operado por seis homens, ocorreu pela noite no distrito de Dera Ismail Khan, na província de Khyber Pakhtunkhwa, um antigo reduto do grupo militante Talibã paquistanês, também conhecido como Tehreek-e-Taliban Paquistão (TTP).
A área fica próxima à fronteira com o Afeganistão, uma região que tem sido alvo de constantes atentados nos últimos meses.
O recém-formado Tehreek-e-Jihad Paquistão (TJP) – que se acredita ser uma ramificação do TTP – assumiu a autoria do ataque em comunicado, dizendo que tinha como alvo os agentes que estavam na delegacia de polícia de Daraban.
Twitter/France24
Atentado suicida à base militar deixa pelo menos 23 mortos e dezenas de feridos no Paquistão
À imprensa, o dono de um hotel próximo ao local que testemunhou a ocorrência afirmou que muitos soldados do exército morreram ou ficaram feridos.
Ultimamente, um grande número de forças de segurança de todo o país tem estado presente nessa mesma delegacia com o objetivo de conduzir operações de inteligência contra militantes na área, com a ajuda da polícia local.
“As operações estão sendo conduzidas para eliminar qualquer outro terrorista presente na área. As forças de segurança do Paquistão estão determinadas a eliminar a ameaça do terrorismo do país e tais sacrifícios dos nossos bravos soldados fortalecem ainda mais a nossa determinação”, afirmaram à AFP os militares paquistaneses. .
A imprensa local informa que a expectativa é de que o número de mortos aumente uma vez que o estado de alguns dos policiais atingidos é crítico.
(*) Com Ansa