O Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos, decidiu nesta quarta-feira (18/09) diminuir a taxa de juros pela segunda vez em 2019 e afirmou estar empenhado em sustentar a expansão econômica dos EUA.
Agora, a taxa básica de juros do Fed será de 1,75% a 2%. Os números adotados pelo órgão influenciam empréstimos de pessoas físicas e jurídicas.
A economia dos EUA está em seu 11º ano de crescimento, porém o Fed observou em comunicado que “o investimento fixo nas empresas e as exportações enfraqueceram”. De acordo com o comunicado, a instituição está tentando combater ameaças, incluindo incertezas causadas pela guerra comercial do presidente Donald Trump com a China, crescimento global mais lento e queda na produção norte-americana.
A mudança foi aprovada por uma votação de 7 a 3, com duas autoridades argumentando para manter as taxas inalteradas e uma argumentando por um corte maior de meio ponto. Essa foi a votação com o maior número de dissidentes dos últimos três anos.
Federal Reserve/Flickr
Mudança foi aprovada por uma votação de 7 a 3; resultado foi o que teve maior número de dissidentes dos últimos três anos
A maioria dos economistas suspeita que o Fed reduzirá as taxas uma ou duas vezes mais este ano, devido em parte a uma estabilização na guerra comercial com a China e a possibilidade de novas negociações comerciais com Pequim.
Ainda assim, a ação do Fed provavelmente desagradará Trump, que atacou o Fed e pede cortes mais agressivos na taxa de juros.