Sábado, 8 de novembro de 2025
APOIE
Menu

Dezenas de milhares de pessoas marcharam pelo centro de Belgrado, capital da Sérvia, na noite desta segunda-feira (12/12), como reação aos conflitos ocorridos no fim de semana no Norte de Kosovo.

O Kosovo é uma região que se autoproclamou independente em 2008, mas esse status não é reconhecido pela Sérvia, que o considera parte do seu território. Esse reconhecimento também é contestado a nível internacional: Estados Unidos e a União Europeia apoiam a proclamação kosovar, mas Rússia e China e diversos outros países estão do lado da Sérvia ou se mantiveram neutros no caso – o Brasil é um dos que optou pela neutralidade.

O conflito do fim de semana foi iniciado no sábado (10/12), quando um grupo étnico sérvio que vive em Kosovo denunciou ações de hostilidade das forças de segurança kosovares, que reagiram com repressão e prenderam um policial sérvio, Dejan Pantic.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Segundo o canal russo RT, a detenção de Pantic desencadeou uma série de protestos em algumas pequenas localidades kosovares, como Zvecan e Zubin Poyok, onde correspondentes reportaram tiroteios e explosões neste domingo (11/12).

Entre os cânticos entoados pelos manifestantes, se escutaram frases como 'Kosovo é o coração da Sérvia' e 'sérvios e russos, irmãos para sempre'

YouTube / RT

Sérvios marcham em Belgrado por conflito em Kosovo

Nesta segunda-feira, tanto a primeira-ministra da Sérvia, Ana Brnabic quanto o premiê de Kosovo, Albin Kurti, trocaram ameaças e acusações.

O chefe do governo kosovar disse que informou aos representantes de Itália, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França que suas forças vão tomar medidas para eliminar as barricadas se os sérvios não o fizerem.

A líder sérvia respondeu convocando a população sérvia para “defender a paz e a estabilidade em nosso território, que são os nossos valores, e não os deles (autoridades de Kosovo)”.

O apelo de Brnabic levou as milhares de pessoas a marcharem em Belgrado nesta segunda-feira. Entre os cânticos entoados pelos manifestantes, se escutaram frases como “Kosovo é o coração da Sérvia”, “sérvios e russos, irmãos para sempre”, e “foda-se a OTAN”, em referência à Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliada de Kosovo na disputa.

(*) Com informações de RT