A Comissão Nacional para a Organização do Referendo Constitucional (Conorec) do Chade anunciou que a minuta de uma nova Constituição foi aprovada após o referendo realizado em 17 de dezembro.
De acordo com fontes oficiais, 86% dos eleitores optaram pela opção “sim”, enquanto a taxa de comparecimento foi de 63,75%.
O presidente da Conorec e ministro da Administração Territorial e Descentralização, Limane Mahamat, destacou que a Suprema Corte deve agora “apagar definitivamente as luzes”.
Na semana passada, o presidente interino, Mahamat Idriss Déby Itno, indicou que o texto atual submetido ao voto popular é melhor do que os anteriores e “consagra a unidade do país”.
BNN
A taxa de comparecimento foi de 63,75%, depois que mais de 8,2 milhões de pessoas se registraram para votar
De acordo com a mídia internacional, a nova constituição estabelece um estado unificado que, embora ainda concentre a maioria dos poderes nas mãos do chefe de estado, permite a eleição democrática de governadores estaduais.
A oposição, liderada por Nasra Djimasngar, defende uma estrutura federal, citando a vastidão do território e sua diversidade sociocultural e socioeconômica.
Em abril de 2021, o então presidente Idriss Déby morreu durante combates entre grupos rebeldes e o exército. Seu filho, Déby Itno, assumiu o poder à frente do Conselho Militar de Transição.