A China, um dos primeiros países a suspender as importações das carnes brasileiras após a deflagração da Operação Carne Fraca pela Polícia Federal, decidiu reabrir o mercado ao produto, informou neste sábado (25/03) o ministério da Agricultura.
Em comunicado, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que “a regularização do ingresso da carne brasileira na China mostra o espírito de confiança mútua entre os dois países e a disposição para dialogar com boa fé” e pode ser entendido como “atestado categórico da solidez e qualidade do sistema sanitário brasileiro e uma vitória de nossa capacidade exportadora”.
A China é um dos principais destinos da carne do Brasil, maior exportador mundial de carnes bovinas e aves. O escândalo pela descoberta de que empresas subornavam fiscais sanitários para vender carnes com prazo de validade vencida provocou na última semana a suspensão ou a restrição da importação da carne brasileira pela União Europeia, China, Chile, Argentina, Uruguai, Egito e Emirados Árabes Unidos, entre outros.
Agência Efe
Açougue em São Paulo; China foi um dos primeiros países a suspender importação de carne brasileira após Operação Carne Fraca
NULL
NULL
“A China nunca fechou o mercado aos nossos produtos, mas apenas tomou medidas preventivas para que tivéssemos a oportunidade de oferecer todas as explicações necessárias e garantir a qualidade da nossa inspeção sanitária. Agradecemos o gesto de confiança da China, nosso parceiro estratégico, na credibilidade do sistema brasileiro”, afirmou Maggi na nota divulgada hoje.
No entanto, segundo uma fonte do Ministério da Agricultura citada pela agência de notícias Reuters, a China mantém a proibição à importação de frangos provenientes de um frigorífico do Paraná operado pela empresa Seara Alimentos Ltda, cuja proprietária é a empresa JBS.
O Brasil é o principal fornecedor de carne para a China, sendo responsável por 31% das importações chinesas de carne bovina na primeira metade de 2016 e por 85% da importação chinesa de frango, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
*Com Agência Efe