O líder norte-coreano Kim Jong-Un prometeu fechar o local onde são realizados testes nucleares no mês de maio. A informação foi divulgada pela presidência da Coreia do Sul neste domingo (29/04).
O fechamento do centro atômico em maio e um convite a especialistas e jornalistas americanos e sul-coreanos para acompanharem o processo de desnuclearização na Coreia do Norte. A proposta, segundo Seul, foi feita por Kim Jong-Un durante a histórica cúpula intercoreana, realizada na última sexta-feira (27/04).
Durante o encontro, o líder norte-coreano e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In, acertaram também a “desnuclearização total” da península. Segundo Seul, Kim Jong-Un quer mostrar à comunidade internacional que o processo acontece de “forma transparente”.
Durante anos Pyongyang se recusou a dialogar sobre o fim de seu programa balístico e nuclear, indispensável, segundo o regime norte-coreano, para se proteger de uma eventual invasão dos Estados Unidos. Mas, segundo Yoon Young-chan, porta-voz da presidência da Coreia do Sul, Kim Jong-Un teria dito na sexta-feira que Washington pode ter certeza de que ele não está disposto a realizar uma guerra atômica.
Divulgação/Korea.net
Durante o encontro, o líder norte-coreano e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In, acertaram também a “desnuclearização total” da península
NULL
NULL
Cúpula EUA e Coreia do Norte em “três ou quatro semanas”
Donald Trump anunciou no sábado (28) que o aguardado encontro com Kim Jong-Un deve acontecer nas próximas três ou quatro semanas. “Vai ser uma reunião muito importante para a desnuclearização da península coreana”, disse o presidente americano.
No Twitter, Trump escreveu ontem que teve também uma “longa e muito boa” conversa com o presidente sul-coreano sobre a cúpula Estados Unidos e Coreia do Norte. “Tudo vai muito bem, o dia e o local do encontro estão sendo planejados. Também conversei com o primeiro-ministro do Japão, [Shinzo] Abe, para informá-lo sobre as negociações em curso”, publicou.
Já o secretário americano de Estado, Mike Pompeo, revelou que teve uma conversa “muito positiva” com Kim Jong-Un, durante sua recente visita a Pyongyang. Segundo ele, o líder norte-coreano está “disposto a apresentar um plano” para eliminar suas armas nucleares.
A revelação foi feita por Pompeo ao canal americano ABC News, que divulgou alguns trechos da entrevista exclusiva no sábado. O programa integral será exibido neste domingo.