O governo cubano anunciou nesta quarta-feira (16/05) uma mudança experimental nos dois mais novos Estados do país, Artemisa e Mayabeque, criados há um ano e meio, nos quais as funções das autoridades estaduais e municipais serão divididas.
De acordo com uma matéria publicada no jornal oficial Granma, a partir de 1º de junho os cargos de presidente das Assembleias, tanto em nível estadual quanto municipal, e de presidente dos Conselhos de Administração, também nesses dois níveis, serão separados. Até agora, a gestão de ambas as instituições eram desempenhadas por apenas uma pessoa, gerando dualidade em seu exercício.
NULL
NULL
O texto afirma que “o objetivo deste processo é conseguir que tais instâncias sejam mais racionais e eficientes”. Por isso, dentro dos próximos 18 meses os resultados da mudança serão avaliados para “uma possível generalização em todos o país”.
Dentro da nova concepção, que será aplicada de forma experimental, os representantes de cada uma das Assembleias estão aptos para nomear os integrantes de seus Conselhos de Administração, o que permitirá que cada instância se concentre nas atividades de direção e administração, respectivamente.