O curador de imagem do Arquivo Noord-Hollands, na Holanda, Alexander de Bruin, encontrou por acaso 34 desenhos até então desconhecidos do artista holandês Frans Post que retratam animais tipicamente brasileiros, anunciou nesta quinta-feira (08/09) o centro de documentação.
Os desenhos foram achados por Bruin em meio aos arquivos da instituição durante um projeto de digitalização de outras obras em 2012 e devem ser exibidos no Rijksmuseum, em Amsterdã, com uma série de outras pinturas na exposição Frans Post, animais do Brasil, que estreia em outubro.
Frans Post/Divulgação
Desenho de tamanduá feito com tinta guache
As obras inéditas de Post são, na verdade, um estudo de animais brasileiros. Foram feitos com tinta guache e grafite, e algumas contêm informações sobre o animal retratado.
NULL
NULL
No desenho que mostra um macaco, por exemplo, este é descrito por Post como “muito amigável e de boa natureza”. Em outro, em que é retratado um jaguar, a descrição diz que é um animal “feroz, destrutivo e forte”.
Frans Post/Divulgação
Alguns dos desenhos vinham acompanhados de descrições
De acordo com o centro, os desenhos datam do século 17 e pertenciam a um álbum que continha 160 desenhos de pássaros dos artistas Pieter Holsteijn, pai e filho de mesmo nome, que foi doado ao arquivo em 1888. Os pesquisadores acreditam que Post também tenha feito desenhos da flora brasileira, mas estes não foram encontrados.
Para Bruin, a forma como os desenhos foram feitos, acompanhados de informações sobre o animal desenhado, fazem parecer “que estamos olhando por cima do ombro de Frans Post [enquanto ele desenhava]”.
“Os estudos animais oferecem a ligação que estava faltando entre a aventura de sete anos de Post no Brasil e as pinturas que ele produziu quando retornou a [cidade de] Haarlem”, disse o curador.
Frans Post nasceu em Haarlem em 1612 e morreu na mesma cidade em 1680. Em 1637 ele integrou a comitiva de Maurício de Nassau que veio para Pernambuco — os holandeses queriam territórios do nordeste brasileiro por suas plantações de açúcar, o que se tornou possível com a criação da Companhia das Índias Ocidentais, que derrotou os portugueses na região em 1630.
Post era o encarregado de documentar a topografia, a arquitetura e cenas de batalhas na região. Quando retornou à Holanda, em 1644 ele continuou a pintar temas brasileiros baseados em seus esboços e desenhos.