A vitória de Daniel Noboa no segundo turno das eleições do Equador, neste domingo (15/10), o transformou no novo presidente eleito do país e foi reconhecida por vários chefes de Estado da América do Sul, a começar pelo mandatário brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Pela manhã, o presidente do Brasil publicou em suas redes sociais uma mensagem dando os “parabéns para Daniel Noboa, pela vitória nas eleições presidenciais do Equador. Meus desejos de saúde e sucesso no seu futuro mandato”.
Meus parabéns para @DanielNoboaOk pela vitória nas eleições presidenciais do Equador. Meus desejos de saúde e sucesso no seu futuro mandato. Expresso minha disposição de seguir trabalhando pelo bem-estar dos nossos povos, tradicionalmente amigos, de aprofundar as relações…
— Lula (@LulaOficial) October 16, 2023
“Expresso minha disposição de seguir trabalhando pelo bem-estar dos nossos povos, tradicionalmente amigos, de aprofundar as relações bilaterais e de atuar pelo desenvolvimento da América do Sul”, completou Lula.
O argentino Alberto Fernández foi outro que felicitou o futuro homólogo equatoriano, em mensagem na qual felicitou “todo o povo equatoriano pela jornada democrática na qual Daniel Noboa foi eleito presidente”.
Partido Ação Democrática Nacional
Daniel Noboa será o novo presidente do Equador e governará até maio de 2025
“Desejo o melhor para a sua gestão e um grande futuro para cada irmã e irmão de Equador”, acrescentou o presidente da Argentina.
A mensagem de Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, enfatizou o desejo de “seguirmos avançando com a relação bilateral entre nossos países”.
Felicito al pueblo ecuatoriano por la jornada democrática en la que ayer eligió a @DanielNoboaOk como presidente.
Deseo lo mejor para su gestión y un gran futuro para cada hermana y hermano de Ecuador.
— Alberto Fernández (@alferdez) October 16, 2023
Já Gustavo Petro, presidente da Colômbia – país vizinho do Equador –, afirmou que pretende colaborar com o novo governo em temas relacionados à segurança pública.
“Oxalá possamos trabalhar para frear a violência do narcotráfico tem se expandido no Equador”, declarou o mandatário colombiano.
Felicito a Daniel Noboa como presidente elegido por el pueblo ecuatoriano.
Ojalá trabajemos en detener la violencia que el narcotráfico ha expandido en el Ecuador. pic.twitter.com/oKxmICA8Kn
— Gustavo Petro (@petrogustavo) October 16, 2023