As eleições presidenciais e parlamentares na Turquia decorrem normalmente neste domingo (14/05) com a presença de eleitores nas 50.000 mesas de voto instaladas em todo o país.
Com as seções de voto abertas desde às 8h locais (2h no Brasil), já votaram os principais candidatos à presidência do país, o atual presidente, Recep Tayyip Erdogan que procura um novo mandato, o candidato do Partido Republicano do Povo (CHP), Kemal Kiliçdaroglu e o candidato nacionalista Sinan Ogan.
Os mais de 64 milhões de eleitores terão que escolher entre a continuidade de Tayipp Erdogan, que concorre a um terceiro mandato, ou a mudança representada por Kemal Kiliçdaroglu.
Segundo o enviado especial da Telesur à Turquia, Sergio Rodrigo, o voto dos jovens, que representam oito por cento do total de eleitores, poderá definir os resultados destas eleições.
Twitter/Recep Tayyip Erdoğan
Além do presidente, turcos terão que eleger 600 parlamentares para Assembleia
Além do presidente, os turcos terão que eleger os 600 parlamentares para a Assembleia .
De acordo com o Conselho Supremo Eleitoral (YSK, por sua sigla em turco), mais de 30 partidos políticos e mais de 150 candidatos parlamentares independentes estão competindo no pleito.
Segundo o YSK, as seções de votos serão encerradas às 17h locais (11h no Brasil) e os resultados provisórios após às 21h (15h no Brasil). Já o anúncio oficial dos resultados finais das eleições está previsto para 19 de maio, de acordo com o cronograma oficial.
De acordo com as leis eleitorais turcas, se nenhum dos candidatos ultrapassar 50% dos votos, ocorre o segundo turno, marcado para 28 de maio.
(*) Com TeleSUR