Quinta-feira, 3 de julho de 2025
APOIE
Menu

governo da Venezuela anunciou uma reunião de alto nível com a Guiana para a próxima quinta-feira (14/12) a fim de discutir a questão do território de Essequibo. 

O encontro entre Maduro e seu homólogo da Guiana, Irfaan Ali, deve acontecer a partir das 10h em São Vicente e Granadinas, país que preside temporariamente a Celac.

O comunicado do governo venezuelano informou que em conversar de Maduro com Lula, o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, e o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, “foi feita a proposta para realizar uma reunião cooperativa com a Guiana”. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

De acordo com o documento, o encontro tem “o objetivo de preservar nossa aspiração de manter a América Latina e o Caribe como uma zona de paz, sem interferência de atores externos, de acordo com o com o que foi acordado por ambos os países no âmbito da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)”.

Encontro entre Maduro e Irfaan Ali deve acontecer a partir das 10h em São Vicente e Granadinas, país que preside temporariamente a Celac

Nicolás Maduro/Twitter

Encontro entre Maduro e seu homólogo da Guiana, Irfaan Ali, deve acontecer a partir das 10h em São Vicente e Granadinas

O comunicado ainda explicita os “inquestionáveis direitos soberanos da Venezuela sobre a Guiana Essequiba, bem como o caráter legítimo e pacífico de sua reivindicação”. 

Por fim, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil ainda declarou que “o governo de Maduro e o povo venezuelano estão plenamente certos de que a controvérsia territorial só será resolvida através do diálogo, do respeito mútuo e do compromisso de preservar a região como uma zona de paz e livre de interferências”.