O governo da Venezuela anunciou uma reunião de alto nível com a Guiana para a próxima quinta-feira (14/12) a fim de discutir a questão do território de Essequibo.
O encontro entre Maduro e seu homólogo da Guiana, Irfaan Ali, deve acontecer a partir das 10h em São Vicente e Granadinas, país que preside temporariamente a Celac.
O comunicado do governo venezuelano informou que em conversar de Maduro com Lula, o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, e o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, “foi feita a proposta para realizar uma reunião cooperativa com a Guiana”.
¡Feliz Sábado en Familia Venezuela! Estoy activando al máximo la Diplomacia Bolivariana de Paz, siempre en defensa de los derechos históricos de Venezuela. Una vez más derrotaremos la mentira, las provocaciones y las amenazas contra nuestro pueblo. ¡Nuestra Patria Vencerá! pic.twitter.com/9RO1NLtY3u
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) December 9, 2023
De acordo com o documento, o encontro tem “o objetivo de preservar nossa aspiração de manter a América Latina e o Caribe como uma zona de paz, sem interferência de atores externos, de acordo com o com o que foi acordado por ambos os países no âmbito da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)”.
Nicolás Maduro/Twitter
Encontro entre Maduro e seu homólogo da Guiana, Irfaan Ali, deve acontecer a partir das 10h em São Vicente e Granadinas
O comunicado ainda explicita os “inquestionáveis direitos soberanos da Venezuela sobre a Guiana Essequiba, bem como o caráter legítimo e pacífico de sua reivindicação”.
Por fim, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil ainda declarou que “o governo de Maduro e o povo venezuelano estão plenamente certos de que a controvérsia territorial só será resolvida através do diálogo, do respeito mútuo e do compromisso de preservar a região como uma zona de paz e livre de interferências”.
Venezuela agradece las gestiones por parte de CELAC y CARICOM para impulsar el diálogo directo de alto nivel con la República Cooperativa de Guyana a través de la reunión presidencial que se realizará el próximo 14 de diciembre. El gobierno del presidente @NicolasMaduro y el… pic.twitter.com/SSzSJIH6kB
— Yvan Gil (@yvangil) December 10, 2023