O ativista do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução livre) DeRay Mckesson anunciou nesta quarta-feira (03/02) sua pré-candidatura pelo partido Democrata à prefeitura da cidade de Baltimore, na costa leste dos Estados Unidos.
“Eu não sou a solução para os desafios da nossa cidade — nenhum indivíduo sozinho o é. Mas juntos, com as ideias certas, a paixão certa, as pessoas certas, poderemos levar nossa cidade para uma nova direção”, escreveu Mckesson em seu blog no site Medium, onde anunciou a candidatura.
Reprodução/ Facebook DeRay Mckesson
O ativista DeRay Mckesson, pré-candidato democrata à Prefeitura de Baltimore
O ativista também é um dos organizadores da iniciativa Campaign Zero (Campanha Zero) que luta pelo fim da violência policial nos EUA. Mckesson participou das manifestações que ocorreram em Ferguson, no Estado do Missouri, contra o assassinato do jovem negro Michael Brown por policiais.
NULL
NULL
Ele também participou dos protestos em sua cidade natal contra a morte de Freddie Gray, outro jovem negro que foi detido por suposta posse de armas e morto enquanto estava sob custódia da polícia da cidade. Após o episódio, o chefe de polícia de Baltimore foi demitido e seis oficiais estão sob julgamento.
“É verdade, não sou um candidato tradicional. Sou um ativista, ex-professor e administrador distrital que entende intimamente o quão emaranhados estão nossos desafios e nossas soluções. Eu sou um filho de Baltimore”, escreveu Mckesson
“I Am Running for Mayor of Baltimore” https://t.co/tYQ58AOXYp
— deray mckesson (@deray) 4 fevereiro 2016
Baltimore é uma cidade com pouco mais de 620 mil habitantes com forte tradição democrata e o candidato do partido tende a vencer as eleições gerais para a Prefeitura. A votação para decidir quem será o candidato ou a candidata democrata acontecerá no dia 26 de abril. Entre os 13 candidatos que disputam a vaga pelo partido estão a ex-prefeita Sheila Dixon e a senadora do estado de Maryland, Catherine E. Pugh. A atual prefeita, Stephanie Rawlings-Blake, também democrata, não irá tentar a reeleição.