O governo colombiano e a guerrilha das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) decidiram adiar a nova rodada dos diálogos de paz que devia começar na próxima segunda-feira (18/11) em Havana, informaram na noite deste sábado (16) fontes ligadas às negociações.
Os delegados do governo tinham previsto viajar neste domingo para Cuba e iniciar as negociações sobre cultivos ilícitos, o terceiro ponto que tinham acertado tratar nas conversas.
Alguns meios de imprensa locais disseram que o adiamento seria de uma semana, mas o governo não confirmou a nova data nem explicou os motivos que levaram a essa decisão.
NULL
NULL
Segundo a Rádio Caracol, as partes divulgarão um comunicado conjunto no qual explicarão as razões do adiamento.
Em discurso que pronunciou esta tarde na cidade de Alexandria, no departamento de Antióquia, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, tinha dito que “no domingo os negociadores voltam a Havana” para “começar a discutir o terceiro ponto, o do narcotráfico”.
Nos diálogos de paz, que na terça-feira completarão um ano, o Governo e as FARC fecharam dois acordos, um em maio passado sobre terras e desenvolvimento rural, e outro no último dia 6, a respeito da participação política.
(*) com agências de notícias internacionais