No dia 17 de maio de 1792, 24 agentes financeiros e comerciantes de Nova York assinam a convenção de Buttonwood Tree em Wall Street. Por meio do acordo, decidem aplicar uma taxa de comissão única sobre todas as vendas de títulos. Seria o nascimento do NYSE (New York Stock Exchange), a Bolsa de Valores de Nova York. Em 8 de março de 1817, a organização aprovou seu primeiro nome: New York Stock & Exchange Board. Anthony Stockholm seria eleito seu primeiro presidente.
WikiCommons
A primeira sede da Bolsa era uma sala alugada em 1792 por 200 dólares mensais, localizada no número 40 de Wall Street. Após a destruição do prédio pelo Grande Incêndio de Nova York, em 1835, mudou-se temporariamente. Em 1863, a New York Stock & Exchange Board mudou seu nome definitivamente para New York Stock Exchange.
O volume dos papeis negociados cresceu 600% nos anos entre 1896 e 1901. Com isso, foi necessário um espaço maior para realizar os negócios e atender a um mercado em franca expansão.
Oito arquitetos da cidade foram convidados para participar de uma competição de projetos para o novo edifício do NYSE. Finalmente foi escolhido um projeto de estilo neoclássico elaborado pelo arquiteto George Post. A demolição do prédio da Bolsa da Broad Street e edifícios adjacentes começou em 10 de maio de 1901.
A Bolsa viveu a experiência de ter de interromper as operações algumas vezes, por exemplo, ao deflagrar a Primeira Guerra Mundial e no ataque terrorista de 11 de setembro de 2011. Em 20 de setembro de 1873 chegou a interromper seus trabalhos por dez dias em virtude do Pânico de 1873. A “Quinta-Feira Negra” de 24 de outubro de 1929 assinalou o começo de uma nova ordenação na Bolsa de Nova York em que se implantou um novo sistema de prevenção de crashes.
Em 1934, foi registrada oficialmente como mercado nacional de títulos na Comissão de Títulos e Valores dos EUA.O Comitê Governamental era o principal órgão até 1938, ocasião em que a Bolsa contratou seu primeiro presidente remunerado e criou um Conselho Diretivo composto por 33 membros.
A NYSE foi incorporada em 1971 como instituição não lucrativa, mas, logo em 1972, os membros de sua direção votaram por transformá-la em organização lucrativa, regulada por uma junta diretiva de 25 diretores. A nova cúpula passou a ser composta por um presidente, um CEO, 12 diretores ditos representantes do interesse público e 12 representantes do mercado de títulos.
Hoje em dia, a NYSE é a segunda bolsa de valores do mundo, superada em 1996, quando o seu volume de transações foi ultrapassado pela NASDAQ, a bolsa tecnológica dos EUA. Ambas são atualmente questionadas fortemente por diversos setores da sociedade norte-americana por deterem excessivo poder sobre a economia e por acobertarem manobras financeiras irregulares.
Também nesse dia:
1050 – Morre o teórico da música Guido d'Arezzo
1885 – O índio pele-vermelha Gerônimo foge de reserva no Arizona
1814 – Após mais de 400 anos de domínio dinamarquês, a Noruega é dotada de constituição que vigora até hoje
1961 – Fidel propõe a troca de 1217 mercenários, capturados na invasão de Playa Girón por 500 máquinas de terraplanagem
NULL
NULL