Quarta-feira, 11 de junho de 2025
APOIE
Menu

Morre aos 74 anos, em 23 de fevereiro de 1965, Stan Laurel, o Magro da dupla de cômicos O Gordo e o Magro. Pouco antes de falecer, Laurel disse às pessoas que o visitavam: “Se algum de vocês chorar no meu funeral, nunca mais vou falar com a pessoa.” De 1926 a 1950, o norte-americano Oliver Hardy e o britânico Stan Laurel formaram a mais famosa dupla cômica do cinema.

Embora relembrados hoje com mais frequência pelos seus populares filmes sonoros rodados durante os anos 1930, Laurel e Hardy como atores solos ou como dupla, tiveram seu começo no cinema mudo.

Wikicommons



Stan Laurel e Oliver Hardy na produção The Lucky Dog

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Laurel nasceu Arthur Stanley Jefferson, numa família de atores teatrais em Ulverston, Inglaterra, em 16 de junho de 1890 e viria a ser o criador-chefe das improvisações e ‘gags’ da equipe de redatores humorísticos. Juntou-se à trupe do ‘music hall’ londrino de Fred Karno em 1910, que também empregou Charlie Chaplin.

Durante algum tempo. Laurel foi o substituto de Carlitos. Quando a companhia viajou aos Estados Unidos, Laurel, a exemplo de Chaplin, decidiu permanecer. Laurel fez seu primeiro curta-metragem em 1917 e rodou depois cerca de 50 curtas, principalmente nos estúdios Hal Roach, antes de formar a dupla com Hardy em 1926.

Oliver Norvell Hardy nasceu em 18 de janeiro de 1892 em Harlem, Georgia. Ainda menino, mostrou talento para o canto e, aos oito anos, apresentou-se em show de menestreis. Quando a companhia cinematográfica Lubin chegou à Florida, onde passou a morar, Hardytentou se incluir. Lubin contratou-o como ator cômico devido ao seu volume corporal e suas características expressões faciais. A estréia de Oliver foi com Outwitting Dad (Papai Espertalhão – 1913). Depois de participar em inúmeros curtas, fez uma ponta em Lucky Dog (Cachorro Felizardo – 1917), estrelado pelo seu futuro parceiro.

Ambos, na verdade, atuaram em dez curtas, mas como atores solos antes que Hal Roach decidisse que formavam uma dupla perfeita para o cinema mudo. Um, magro, o outro, gordo, confrontando suas aparências e personalidades a serviço do riso. O personagem de Laurel era um camarada gentil e bem-intencionado que desejava sinceramente ajudar seu amigo Hardy, porém, seus esforços sempre falhavam produzindo em Hardy exatamente a reação oposta ao pretendido. O personagem de Hardy apresentava-se com uma exuberância refinada, um gesto de impaciência enrolando a gravata com os dedos e um longo olhar sofredor.

Leia mais:

1957: Estreia a West Side Story de Leonard Bernstein

1816: Estreia a ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini

1953: Estreia a peça ''Esperando Godot'', de Samuel Beckett

1947 – 'Um Bonde Chamado Desejo' é encenada pela primeira vez

1974 – Morre Samuel Goldwyn, pioneiro da indústria cinematográfica

Clássicos

Os dois, na vida real, se adoravam mutuamente, o que fazia da dupla na tela ser tão especial. Embora tivessem trabalhado com inúmeros diretores, sabia-se que Laurel era o verdadeiro espírito criativo por trás dos filmes. Quando a era do som chegou, Laurel e Hardy logo aderiram, uma vez que seu humor não era muito baseado na comédia circense e sim na relação pessoal de um com o outro.

Produziram grandes sucessos, filmando clássicos magníficos como o curta Caixa de Música (The Music Box – 1932, Oscar de Melhor Curta-Metragem), em que repetidamente tentam subir com um piano por uma longa escadaria, e Era uma Vez Dois Valentes (Babes In Toyland – 1934), a película favorita da dupla.

A maioria dos críticos considera que os melhores trabalhos da dupla foram os curtas sonoros dos anos 1930. Por um breve período, no final dessa década, a dupla se separou devido aos desentendimentos de Laurel com Hal Roach.

Já na década de 1940, durante os anos da guerra, seus filmes perderam a aceitação popular. No entanto, com o advento da televisão, sua popularidade se viu renovada devido a repetida exibição de suas velhas películas. Muitas delas haviam caído em domínio público e as estações de televisão não tinham de pagar direitos por exibição. Hal Roach tentou reuni-los novamente nos anos 1950, porém a idade e a frágil saúde dos dois impediram o reencontro. Nenhum dos dois enriqueceu, apesar do estrondoso sucesso mundial de seus filmes, porque não detinham sua propriedade nem receberam porcentagem dos lucros. 

Outros fatos marcantes da data:

23/02/1954: Começa a aplicação da vacina contra a poliomielite

23/02/1981: Os nostálgicos do franquismo tentam um golpe de Estado na Espanha

23/02/1958: Juan Manoel Fangio, campeão da Fórmula I de automobilismo, é sequestrado em Havana

Siga o Opera Mundi no Twitter 

Conheça nossa página no Facebook

Hoje na História: 1965 - Morre Stan Laurel, de 'O Gordo e o Magro'

NULL

NULL

NULL