Domingo, 6 de julho de 2025
APOIE
Menu

Israel deseja a manutenção no poder do presidente egípcio, Hosni Mubarak, a quem o chefe de Estado israelense, Shimon Peres, deu respaldo nesta segunda-feira ao afirmar que “uma oligarquia fanática religiosa não é melhor que a falta de democracia”.

Sobre o terremoto político que vive o Egito há uma semana, Peres não ocultou sua posição, e deixou claro que Israel “sempre teve e tem grande respeito pelo presidente Mubarak”.

Leia mais:

Euforia, banho de sangue e caos no Egito

Uma nova verdade desponta no mundo árabe

Governo do Egito proíbe rede Al Jazeera de operar em seu território 

Netanyahu: Israel quer preservar paz com Egito e estabilidade regional

Oposição apoia El Baradei como negociador junto ao governo do Egito

Patrimônio histórico do Egito corre risco com crise política, diz egiptólogo brasileiro

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se



Manifestantes voltam às ruas para exigir renúncia de presidente do Egito

“Não dizemos que tudo o que ele faz é correto, mas que fez uma coisa pela qual lhe somos gratos: manter a paz no Oriente Médio”, disse o presidente israelense durante uma cerimônia de recepção de novos embaixadores em sua residência oficial.

Peres ressaltou que “o povo pensa que a democracia é só um título, mas é muito mais que isso. Também significa paz e liberdade”, informou o jornal israelense Jerusalem Post.

As declarações do chefe do Estado coincidem com a difusão pela imprensa local de pressões de Israel a seus parceiros ocidentais para que desçam o tom de suas críticas ao regime de Mubarak, que o povo egípcio e a oposição tentam derrubar.

Fontes oficiais citadas pelo jornal Ha'aretz disseram que o Ministério de Relações Exteriores israelense enviou no sábado um comunicado a suas embaixadas em Rússia, Estados Unidos, Canadá, China e vários países europeus para pedir aos embaixadores que insistam perante as autoridades locais respectivas sobre a importância que tem para Israel a estabilidade no Egito. No entanto, porta-vozes do governo israelense consultados pela Agência Efe não confirmaram essa informação.

Siga o Opera Mundi no Twitter  

Conheça nossa página no Facebook

Israel se diz favorável à manutenção de Mubarak no poder

NULL

NULL

NULL