O Kremlin nesta quinta-feira (01/09) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não irá participar do funeral que será realizado no próximo sábado (03/09) para o ex-mandatário da União Soviética Mikhail Gorbachev.
No entanto, o chefe de Estado foi ao Hospital Clínico Central de Moscou também nesta quinta para depositar uma coroa de flores em frente ao caixão de Gorbachev, que está sendo velado de maneira privada. Putin ainda fez um sinal de reverência ao último presidente do período soviético.
“Antes de partir para Kaliningrado, o presidente fez uma parada no Hospital Clínico Central, onde se despediu de Mikhail Gorbachev e colocou flores no caixão. Infelizmente, sua agenda não permite que participe da cerimônia [do dia 3]. Por isso, ele tomou a decisão de fazer a despedida hoje”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à agência Tass.
Pouco tempo depois, Peskov confirmou que a cerimônia “terá elementos de funeral de Estado, como a presença da Guarda de Honra”. No entanto, não deu mais detalhes sobre o evento.
Wikicommons
Putin emitiu uma nota oficial em que diz que Gorbachev "mudou a história do mundo"
Gorbachev morreu na última terça-feira (30/08) no mesmo hospital onde está sendo velado após lutar contra uma “grave doença” nos últimos anos.
Seu falecimento foi lamentado por líderes internacionais de todo o mundo. Já Putin emitiu uma nota oficial em que diz que Gorbachev “mudou a história do mundo”.
(*) Com Ansa