Terça-feira, 10 de junho de 2025
APOIE
Menu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a entrada no Brasil de um grupo de 294 militares das forças dos Estados Unidos da América para participar de exercício combinado com o Exército brasileiro, na Amazônia Oriental.

O decreto foi publicado nesta quinta-feira (19/10) no Diário Oficial da União, em meio ao cenário de guerra em que Washington demonstra apoio explícito a Israel.

As atividades devem ocorrer entre 24 de outubro a 20 de novembro em Belém do Pará e nos municípios de Ferreira Gomes, Oiapoque e Macapá, no Estado do Amapá. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Decreto foi publicado em meio ao cenário de guerra em que autoridades norte-americanas apoiam a continuidade de ataques israelenses

Centro de Comunicação Social do Exército

Militares brasileiros em treinamento

O jornalista Breno Altman, fundador de Opera Mundi, classificou a autorização como “muito grave”, devido ao posicionamento das autoridades norte-americanas favorável à continuidade dos ataques israelenses que, até o momento, já somam mais de 3.785 mortes em Gaza.

A Operação Core 23 (Combined Operation and Rotation Exercise) é parte de um acordo de cooperação em matéria de defesa, estabelecido desde 2015 entre os governos dos dois países.

De acordo com o Exército Brasileiro, as duas forças militares pretendem fazer intercâmbio de experiências sobre técnicas, táticas e procedimentos de defesa. O principal objetivo do exercício é “promover a integração e estreitar a cooperação militar entre os países”.