O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta sexta-feira (15/09) ao meio-dia para Cuba. O líder brasileiro participará da cúpula do G77+China no sábado (16/09), em Havana.
Ao chegar na capital da ilha, a agenda de Lula não aponta nenhuma atividade, a previsão é que o presidente descanse nesse primeiro dia. Na manhã seguinte, o mandatário deve discursar já na abertura da cúpula.
O encontro da cúpula tem como tema “os desafios atuais para o desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação”.
Em Cuba, Lula deve propor uma campanha mundial contra a desigualdade, defender uma nova governança global, advogar pela luta contra as mudanças climáticas e criticar o Fundo Monetário Internacional (FMI) pelos juros cobrados dos países em desenvolvimento.
“Além da participação na cúpula, o presidente Lula deve ter uma agenda de trabalho com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Será a primeira viagem oficial de um mandatário brasileiro ao país caribenho em nove anos“, diz uma nota do Palácio do Planalto.
Segundo o embaixador Carlos Cozendey, secretário de Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, o encontro do G77+China tem como objetivos a “consolidação da unidade dos países em desenvolvimento em assuntos multilaterais, inclusive na mudança climática”.
O que é o G77?
O Grupo dos 77 países foi fundado em 1964, quando foi assinada uma declaração conjunta em Genebra, na primeira sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Essa declaração defendia os interesses desses 77 países do Sul Global em relação ao sistema de comércio internacional.
Ricardo Stuckert
Presidente Lula já esteve em Cuba em 2003, 2008 e 2010
Com o passar do tempo, outros países foram aderindo. Cuba entrou em 1971 e a China em 1992. Atualmente, é uma coalizão de 134 estados-membros, que representam 80% da população mundial.
O evento contará com a participação de mais de cem delegações diplomáticas e governamentais de alto nível da África, Ásia, América Latina e Caribe. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, participará da inauguração do evento, ao lado do presidente de Cuba.
Entre os presidentes latino-americanos que participarão do evento estão os líderes de Argentina (Alberto Fernández), Bolívia (Luis Arce), Colômbia (Gustavo Arce), entre outros. O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e delegações da Índia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, entre outros, também participarão.
Assembleia Geral da ONU
Após a participação na cúpula do G77+China em Havana, Lula viaja aos Estados Unidos por conta da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, que começa a partir de terça-feira (19/09).
Já nos Estados Unidos, está prevista uma reunião com o presidente Joe Biden. Entre os temas na pauta estão a questão climática e uma possível iniciativa mundial em prol do “trabalho decente”.
(*) Com Brasil de Fato e Ansa.