O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (21/02), o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em um encontro pautado não só pelos temas que envolvem os dois países como também a tensão entre o país sul-americano e o Estado de Israel, um dos principais aliados geopolíticos dos Estados Unidos.
A reunião durou pouco menos de duas horas e contou com a presença do diplomata Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República para temas internacionais.
Em suas redes sociais, minutos depois do encontro com o norte-americano, Lula publicou mensagem dizendo que ambos conversaram sobre “a iniciativa pela melhoria da condição dos trabalhadores que lançamos com o presidente Biden”.
Recebi o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken. Conversamos sobre o @g20org, a iniciativa pela melhoria da condição dos trabalhadores que lançamos com o presidente Biden, a proteção do meio ambiente, a transição energética, a ampliação dos laços de investimento… pic.twitter.com/SXwSKaCwPt
— Lula (@LulaOficial) February 21, 2024
Segundo o presidente brasileiro, ambos também trataram de temas como “a proteção do meio ambiente, a transição energética, a ampliação dos laços de investimento e cooperação entre nossos países e sobre a paz na Ucrânia e em Gaza”.
A menção a “cooperação sobre a paz em Gaza” é a única alusão ao conflito diplomático entre Brasília e Tel Aviv, que tem escalado nos últimos dias, desde a histórica declaração de Lula em Adis Abeba, na Etiópia, comparando as violações aos direitos humanos cometidas por Israel na Faixa de Gaza, nos últimos meses, à política de extermínio dos judeus promovida durante a Alemanha nazista.
Ricardo Stuckert / Presidência da República
Encontro entre Lula e Blinker em Brasília durou quase duas horas
Por sua parte, Blinken deixou a reunião dizendo à imprensa que teve “uma ótima reunião”, e agradeceu o presidente brasileiro pelo recebimento.
“Os Estados Unidos e o Brasil estão fazendo coisas muito importantes juntos. Estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente e mundialmente. É uma parceria muito importante e somos gratos pela sua amizade”, acrescentou o diplomata, segundo a Agência Brasil.
O chanceler norte-americano também publicou mensagem em suas redes sociais, enaltecendo o trabalho da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, ao promover “nossa parceria fundamental e duradoura com o Brasil”.
Essa parceria “segue focada em beneficiar os povos de nossas duas nações, das Américas e do mundo”, ressaltou Blinken.
Com informações da Agência Brasil.