Segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (05/05), 62% da população da Alemanha é contra a suspensão de vistos para que cidadãos turcos possam entrar na UE (União Europeia). O estudo foi realizado pelo instituto German Infrastet, em parceria com a emissora alemã ARD.
Carlos Latuff/Opera Mundi
62% dos alemães são contrários ao fim da obrigação de vistos para turistas turcos na União Europeia e 33% são a favor
Na última terça-feira (03/05), a Comissão Europeia, braço executivo da UE, declarou que a entidade está disposta a conceder a suspensão de vistos para turcos. Há meses, Ancara e a UE negociam acordos cujo objetivo é barrar o fluxo de refugiados com destino à Europa, que em sua maioria fazem o percurso chamado de “rota dos Bálcãs”, em que chegam à Turquia, fazem uma travessia para a Grécia, atravessam a Península Balcânica e seguem para países mais ricos da Europa.
A pesquisa indicou que 33% dos alemães são favoráveis à suspensão de vistos. Quanto ao acordo, 57% dos consultados se manifestaram contra e 39%, a favor.
NULL
NULL
Em contrapartida à política turca contra os refugiados, a UE afirmou que irá acelerar o processo de admissão da Turquia no bloco e também repassou a Ancara um pacote de 3 bilhões de euros. Entrar na UE é uma das pautas mais antigas da diplomacia turca, que encontra resistência dos países dominantes do bloco.
Para ser efetivada, a suspensão de vistos precisa da aprovação do Parlamento Europeu, que se encontra dividido sobre o assunto. Os opositores afirmam que a Turquia precisa se adequar aos 72 critérios do bloco, em especial os quesitos de direitos humanos, liberdade de imprensa e tratamento de minorias.