O primeiro vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, afirmou na madrugada desta segunda-feira (09/08) que mais de 3,5 milhões de pessoas participaram das primárias do partido, realizadas no domingo (08/08). Elas definiram os candidatos chavistas para as eleições do fim do ano.
Cabello destacou que, na madrugada, ainda havia gente esperando sua vez de votar. Segundo ele, isso evidenciaria o “grande apoio popular” ao governo Nicolás Maduro e à Revolução Bolivariana.
O líder chavista anunciou resultados que já eram irreversíveis. Um deles foi o de Caracas, onde, com 100% das atas totalizadas, a candidata à prefeitura será foi Carmen Meléndez, que obteve 52,69% dos votos.
Com 76,19% dos votos, no estado de Anzoátegui ,Luis Marcano, havia sido escolhido com 69,07% dos votos. Em Barinas, o candidato vencedor foi Argenis Chávez, com 56,43%.
Em Carabobo, o candidato do PSUV será Rafael Lacava, com 75,48%; em Delta Amacuro, Lizeta Hernández, com 80,28%; com 66,4%, Freddy Bernal foi escolhido no estado de Táchira.
Após o anúncio dos resultados, o dirigente nacional do PSUV apelou à união de todos os candidatos que participaram nas primárias para participarem na campanha pelas próximas eleições de novembro e obterem uma “nova vitória revolucionária”.
Por sua vez, Maduro parabenizou os milhões de venezuelanos que exerceram o direito de voto e os funcionários do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que trabalharam nas eleições primárias.
Para o mandatário, depois das eleições primárias, é chegada a hora da união de todos os pré-candidatos e pré-candidatos que se apresentaram como candidatos eleitos do PSUV.
Reprodução/Twitter
Cabello (sem máscara, ao centro) anunciou resultados das primárias do PSUV