O milionário britânico Rishi Sunak, de 42 anos de idade, assumiu nesta terça-feira (25/10) o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.
Sunak tornou-se líder do Partido Conservador após a queda de Liz Truss, que renunciou depois de passar apenas 44 dias como premiê, com tentativas falhas de implementar um novo plano econômico e renúncias de chefes de pasta.
Em seu primeiro discurso ocupando o cargo, em Downing Street, sede do governo, o milionário afirma ter sido eleito como PM para “consertar” os erros cometidos pela administração de Truss, como a proposta de introduzir um corte em impostos para os mais ricos e cortes em subsídios para contas de energia:
“Quero prestar homenagem à minha antecessora, Liz Truss. Ela não estava errada em querer melhorar o crescimento [econômico] deste país. É um objetivo nobre. E eu admirava sua inquietação em trazer mudanças. Mas alguns erros foram cometidos. Não por má vontade ou más intenções. Muito pelo contrário, na verdade. Mas erros, no entanto”, disse o político.
Downing Street
Rishi Sunak, novo primeiro-ministro do Reino Unido, milionário de 42 anos de idade
Ao abordar a crise econômica que o país enfrenta atualmente, Sunak destacou que tomará “decisões difíceis”, por não querer deixar o “problema da dívida” para as próximas gerações britânicas.
“Colocarei a estabilidade econômica e a confiança no coração da agenda deste governo. Isso significará decisões difíceis a serem tomadas”, afirmou Sunak.
E o primeiro-ministro completou, dizendo: “O governo que lidero não deixará a próxima geração, seus filhos e netos, com uma dívida para quitar que éramos fracos demais para pagar nós mesmos”.
(*) Com Ansa.