A Nigéria tem a intenção de se candidatar a membro do BRICS, declarou o ministro das Relações Exteriores do país, Yusuf Tuggar, em uma entrevista à Sputnik, durante uma visita oficial à Rússia iniciada na última quarta-feira (06/03).
O chanceler declarou que o país está “muito interessado” no processo. De acordo com o ministro, a candidatura deve acontecer após os procedimentos internos necessários para adesão ao grupo serem realizados na Nigéria.
Tuggar destacou ainda a importância da presença de Kashim Shettima, vice-presidente da Nigéria, na cúpula do BRICS de 2023 na África do Sul.
Falando sobre a relação entre Nigéria e Rússia, o ministro afirmou que o país africano “não sucumbirá à pressão do Ocidente em relação à cooperação com a Rússia.
“Desde a nossa independência, em 1960, aderimos ao Movimento Não-Alinhado [de neutralidade em meio à Guerra Fria]. Estamos fazendo o que achamos certo para nós como país e ninguém nos dita nada”, disse Tuggar em resposta a uma pergunta da Sputnik sobre a pressão do Ocidente devido a sua cooperação com Moscou.
(*) Com Sputnik.