O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, no poder desde 1986, foi declarado neste sábado (20/02) vencedor das eleições presidenciais que o país africano realizou na última quinta-feira (17/02), com 60,7% dos votos, e seguirá no cargo por mais cinco anos.
Museveni derrotou o candidato opositor Kizza Besigye, que conseguiu 35,37% dos sufrágios e qualificou de fraudulentos os resultados oficiais após o anúncio da Comissão Eleitoral.
Agência Efe
Seguidor do candidato opositor Kizza Besigye é parado pela polícia ao tentar abandonar a sede do partido em Campala
NULL
NULL
Em um dos episódios mais tensos deste período eleitoral, Besigye foi detido na sexta-feira (19/02) junto com outros líderes de seu partido, o FCD (Fórum para a Mudança Democrática), quando participavam de uma reunião da legenda.
Na última quinta, Museveni, bloqueou as redes sociais no país nesta quinta-feira (18/02), dia das eleições presidenciais, alegando questões de “segurança nacional”. Museveni é um dos oito candidatos na disputa e busca um novo mandato – ele está no cargo há 30 anos.
“Algumas pessoas usam esses meios da forma errada. Você sabe como usam errado: contando mentiras”, disse Museveni durante entrevista para uma emissora local. Os aplicativos e sites de Whatsapp, Twitter e Facebook estão fora do ar para a população.