A Justiça de Nova York anunciou nesta sexta-feira (13/01) a sentença do caso em que a Organização Trump foi condenada por 17 crimes tributários, incluindo fraude fiscal, associação criminosa e falsificação de documentos.
Segundo a agência ANSA, a holding do ex-presidente Donald Trump deverá pagar uma multa de 1,6 milhão de dólares (equivalente a 8,1 milhões de reais).
O valor é o dobro dos impostos que foram evadidos pelas empresas de propriedade do magnata e político referente do Partido Republicano.
Vale destacar que a sentença aponta também a culpa de ex-diretores da Organização Trump, indicando que eles teriam sido responsáveis pelos crimes tributários, mas não cita em nenhum momento os nomes de Trump ou de seus filhos.
Flickr
Entrada da Torre Trump, edifício sede das Organizações Trump
Por exemplo, o ex-diretor financeiro da Organização Trump, Allen Weisselberg, foi condenado por 15 crimes fiscais cometidos durante os 40 anos em que atuou na empresa, em anunciada na última terça-feira (10/01).
O executivo fez um acordo, pelo qual terá que cumprir pena de cinco meses e pagar uma multa de 2 milhões de dólares.
O procurador do distrito de Manhattan, Alvin Bragg, afirmou que “enquanto corporações não podem ser mandadas para a prisão, essa condenação serve como um lembrete para as empresas e seus executivos que você não pode fraudar impostos e seguir adiante”.