Segunda-feira, 9 de junho de 2025
APOIE
Menu

Dias depois do governo da Índia anunciar a suspensão progressiva do bloqueio imposto contra a região da Caxemira, as forças indianas e paquistanesas voltaram a entrar em confronto neste sábado (17/08) e realizaram troca de tiros que deixou um soldado indiano morto.

Em comunicado, o Exército paquistanês afirmou que quatro soldados foram mortos em 24 horas durante confrontos com soldados indianos na disputada região de Caxemira.

Nesta sexta-feira (16/08) o Conselho de Segurança das Nações Unidas realizou uma reunião de “portas fechadas” sobre a questão, mais de uma semana depois de a Índia ter iniciado o bloqueio.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

No início do mês, a Índia anunciou sua decisão de alterar os artigos 370 e 35A da Constituição, revogando o estatuto especial do estado e dividindo o território em dois enclaves federais.

Após governo indiano anunciar início da suspensão do bloqueio, militares trocaram tiros neste sábado

Wikicommons

Após governo indiano anunciar início da suspensão do bloqueio, militares trocaram tiros neste sábado

O Paquistão condenou a decisão indiana, com o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, comparando a Índia com a Alemanha nazista, além de afirmar que suas tropas e seu povo estariam prontos para lutar contra a Índia até ao fim.

Em resposta a Nova Deli, Islamabad expulsou o enviado indiano e suspendeu o comércio e os serviços ferroviários com os indianos.

*Com Sputnik