Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, morreu nesta quinta-feira (29/12) após permanecer internado por um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O ex-jogador teve uma piora no quadro de câncer de cólon.
O sepultamento ocorrerá na cidade de Santos e o velório será no estádio da Vila Belmiro, onde ele reinou com a camisa 10 do Santos Futebol Clube.
Opera Mundi separou 13 frases que buscam resumir a carreira e a genialidade de Pelé no futebol. Veja a seguir:
“A perfeição não existe, mas quem chegou mais perto dela foi o Pelé”, José Ely de Miranda, mais conhecido por Zito, ex-futebolista brasileiro.
“Pelé é um dos poucos craques que contrariaram minha tese. Em vez de 15 minutos de fama, terá 15 séculos”, Andy Warhol.
“Pelé é a figura suprema do futebol. Como Garbo e Picasso, basta-lhe um só nome”, Daily Express, jornal britânico.
“No momento que a bola chega aos pés de Pelé, o futebol se transforma em poesia”, Pier Paolo Pasolini, cineasta italiano.
“Muito prazer, sou o presidente dos Estados Unidos. Você não precisa se apresentar, porque Pelé todo mundo sabe quem é”, Ronald Reagan, ex-presidente dos Estados Unidos, ao receber o ex-jogador na Casa Branca.
“Pelé entrava em campo com corpo, genialidade, alma e coração. Ele desequilibrou o mundo”, Gylmar, goleiro bicampeão mundial pelo Santos e pela seleção brasileira.
Wikimedia Commons
Pelé, o rei do futebol, fez carreira no Santos e foi tricampeão mundial pela seleção brasileira
“Pelé não é um rei por hereditariedade. Seu reinado não é de força nem de leis. Não foi eleito nem designado, mas reconhecido como Monarca dessa democracia ideal e universal que constitui o futebol”, France Football.
“Dir-se-ia um rei, não sei se Lear, se imperador Jones, se etíope. Racionalmente perfeito, do seu peito parecem pender mantos invisíveis. Em suma: ponham-no em qualquer rancho e sua majestade dinástica há de ofuscar toda a corte em derredor”, Nelson Rodrigues, dramaturgo e cronista esportivo.
“O difícil, o extraordinário não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé”, Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro.
“Força e beleza. Rapidez e precisão. A elasticidade e a firmeza no gesto que poderia ser de bailarino”, Oldemário Touguinhó, jornalista esportivo.
”Pelé é um jogador especial, com ele começou uma nova era no futebol”, José Luis Garci, cineasta espanhol.
“Comparar o Pelé com qualquer jogador é impossível. Pelé é Pelé. Ele está em um nível completamente diferente”, Rivellino, titular da seleção brasileira na Copa de 70.
“Como se soletra Pelé? D-E-U-S”, The Sunday Times, jornal inglês.