Segunda-feira, 14 de julho de 2025
APOIE
Menu

Um grupo de pesquisadores alemães afirmou nesta terça-feira (14/12) ter curado um homem portador do vírus HIV utilizando células-tronco adultas. Este seria o primeiro caso documentado de uma pessoa curada do vírus, que já vitimou milhões de pessoas ao redor do mundo.

De acordo com os pesquisadores, o norte-americano Timothy Ray Brown, de 44 anos, que vive em Berlim, recebeu as células-tronco, retiradas da medula óssea de um doador, para um tratamento de leucemia em 2007. O doador das células tinha uma mutação: não produzia a proteína CCR5, fundamental para a multiplicação do vírus HIV no organismo humano.

Leia mais:

Bento XVI aceita uso de camisinha para reduzir risco de Aids

África
do Sul: Em campanha contra HIV, atores de filmes pornô usam camisinha
em cena


Gel
vaginal reduz em quase 40% a infecção pelo vírus HIV, aponta estudo


Falta
muito ainda para vacina contra Aids, diz descobridora da doença

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Desde então, três anos e meio depois, o norte-americano não toma mais medicamentos para conter o vírus, nem mostra sinais de leucemia. De acordo com os pesquisadores alemães, “os resultados sugerem que a cura do HIV foi atingida nesse paciente”, mas alertaram que é imprudente dizer com certeza que se chegou a uma cura para a Aids, pois mais testes são necessários.

A possível cura, porém, só veio depois de muitas complicações e tratamentos de saúde. O homem teve que passar por quimioterapia e receber células-tronco, mas o câncer voltou a aparecer, e mais um transplante de células-tronco foi necessário. Depois de recuperado do tratamento, Brown sofreu complicações neurológicas e teve amnésia e cegueira temporárias, segundo o jornal online The Daily Planet Dispatch. Ele teve de passar por terapias para reaprender a realizar atividades simples como falar e caminhar normalmente.

O estudo foi publicado na semana passada no periódico Blood por pesquisadores do hospital Charité, de Berlim.

Siga o Opera Mundi no Twitter

Conheça nossa página no Facebook

Pesquisadores alemães afirmam ter curado portador de HIV

NULL

NULL

NULL