A advogada de defesa de Julian Assange, Jen Robinson, afirmou nesta quinta-feira (11/04) que a prisão do fundador da WikiLeaks abre “um precedente perigoso” para meios de comunicação e jornalistas do mundo.
Em entrevista coletiva após a prisão de Assange, Robinson afirmou que isso “gera um precedente perigoso. Qualquer jornalista pode ser extraditado por acusações nos EUA por ter publicado informações confiáveis sobre os EUA”.
A advogada ainda disse que a defesa do ativista recebeu um mandato e uma notificação do governo norte-americano pedindo a extradição de Assange.
Para o advogado do fundador da WikiLeaks no Equador, Carlos Poveda, a defesa está preocupada com integridade física de Assange, pois “há pena perpétua e também há pena capital [nos Estados Unidos]”.
Poveda ainda afirmou que não teve acesso à resolução do governo equatoriano que colocou fim ao asilo diplomático concedido a Assange em 2012, o que possibilitou sua prisão nesta manhã pela polícia de Londres.
“Não tivemos direito de nos defendermos, a lei estabelece que antes do final do asilo deve haver uma conversa com o exilado e isso não foi feito”, disse.
Por sua vez, o advogado de Assange na Europa, Juan Branco, afirmou que a prisão “é uma aberração não apenas com relação às relações internacionais, mas também aos valores da ética mais básica, que deveria proteger pessoas que falam a verdade, e que por essa razão são perseguidas por poderes importantes”.
Para Branco, a decisão tomada pelo presidente do Equador, Lenín Moreno, de retirar o asilo diplomático foi “tomada evidentemente a partir da aproximação de Moreno com Donald Trump. O destino e o corpo de Assange se transformaram em moda de troca da parte do Equador e do Reino Unido”.
O advogado que defende Assange nos EUA, Barry Pollack, declarou que as acusações contra o ativista “se resumem em encorajar uma fonte a fornecer informações e tomar medidas para proteger a identidade dessa fonte”.
Cancillería del Ecuador/ Flickr
Julian Assange estava exilado na embaixada do Equador em Londres e foi extraditado nesta quinta-feira (11/04).