O jornal Folha de São Paulo promoverá um debate no dia 11 de novembro sobre o cenário político nos países da América Latina. Com a presença de três especialistas, o evento promete tratar de temas como as eleições na Bolívia, Argentina e Uruguai, e os protestos no Chile e no Equador.
Ao lado da professora aposentada de ciência política da USP Maria Hermínia Tavares de Almeida e do professor de relações internacionais da FGV Oliver Stuenkel, o fundador de Opera Mundi, Breno Altman, participará do debate. A mediação da mesa ficará por conta de Daigo Oliva, editor da seção Mundo da Folha.
O evento pretende discutir a atual conjuntura política latino-americana em vista dos episódios recentes que marcaram a região. Os episódios de manifestações na Bolívia, após a reeleição de Evo Morales no primeiro turno, os protestos que estão ocorrendo no Chile contra o governo neoliberal de Sebastián Piñera e as marchas que aconteceram no Equador contra Lenín Moreno.
FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI
Os especialista também irão discutir as eleições presidências na Argentina, que levaram o peronista Alberto Fernández e sua vice Cristina Kirchner ao poder, e no Uruguai, onde os candidatos Daniel Martínez, de esquerda, e Luis Lacalle Pou, de centro-direita, vão disputar o segundo turno.
Danahe Oñate/ Flickr
Evento discutirá sobre a conjuntura dos países da América Latina
Para participar do debate é necessário se inscrever de forma gratuita no site da Folha Eventos.
Serviço:
Eleições e Protestos em países da América Latina
Data: segunda-feira, 11 de novembro, às 19h
Auditório da Folha – Al. Barão de Limeira, 425, 9º andar – Campos Elíseos